Logo ASP

Social



Religião

A nossa associada Silva Duncan (Silvinha), da 2ª V. Criminal, procurada por nós, para falar da Doutrina Espírita. Ela como sempre simpática, e sempre nos atendendo com muito carinho, é uma estudiosa do assunto. E nos deu esta entrevista esclarecendo algumas perguntas sobre sua religião, como segue a baixo:


 


Quando surgiu o Espiritismo?


R.: No século XIX com o lançamento de “O livro dos Espíritos” em 18/04/1857 por Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo.


 


O que é o Espiritismo?


R.:É uma doutrina que consola e liberta, fundada sobre a crença na existência dos Espíritos e em suas manifestações. Na religião ensina o homem a suportar as provas com paciência e resignação, reaviva a fé no futuro e levanta o ânimo abatido, ensinando que todos os deveres do homem se resumem na máxima: “Fora da caridade não há salvação” e nos coloca em comunhão com o Evangelho de Nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo.


 


Quais os seus princípios?


R.: Existência, do Espírito, comunicação dos Espíritos, pluralidade dos mundos habitados, reencarnação, lei de causa e efeito (karma), estudo e caridade, liberdade e tolerância.


 


O que o Espiritualismo ensina?


R.: Não se pode confundir Espiritualismo com Espiritismo. Espiritualismo é o oposto ao Materialismo e Espiritismo exprime as ideias relativas ao Espírito. Todo espírita é espiritualista, mas nem todo o espiritualista é espírita.


 


O espiritualismo é reflexão?


R.: Se entendermos que o Espiritismo tem por fim combater a incredulidade fornecendo provas da existência da alma baseando-se no estudo da lógica e na pesquisa é reflexão porque responde as nossas dúvidas com lógica.


 


Qual a obra que indicaria para um principiante?


R.: A literatura espírita é muito vasta, começa-se pelas obras de Kardec: O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O livro dos Médiuns, O céu e o Inferno e A Gênese. As Obras psicografadas por Chico Xavier, começando por Boa Nova ditada pelo espírito Humberto de Campos.


 


O que é reencarnação?


R.: É a volta do espírito à vida corpórea, pluralidade das existências. A união da alma ao corpo começa na concepção, mas se completa no nascimento. O espírito se liga ao corpo por um laço fluídico e a lembrança do passado se apaga. É uma consequência necessária da lei de progresso moral (necessidade recíproca dos homens entre si) e intelectual (pela atividade obrigatória do trabalho). E, também, para explicar a Justiça Divina já que Deus é soberanamente justo e bom, concede ao espírito tantas encarnações necessárias para atingir seu objetivo – a perfeição. A encarnação para uns é e provas e expirações e para outros é missão.


 


O que é mediunidade?


R.: É a faculdade que se tem de comunicação com os espíritos. Segundo O Livro dos Médiuns, é uma condição natural do homem que se revela em dois campos paralelos de fenômenos: os anímicos, decorrentes das atividades do nosso próprio espírito fora do condicionamento orgânico; e os espíritas, decorrentes das relações naturais do nosso espírito com outros espíritos. Todos os homens têm o seu grau de mediunidade. A primeira necessidade do médium é evangelizar-se a si mesmo.


 


Os espíritos sabem de todas as coisas?


R.: Os espíritos são seres inteligentes da criação. São de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado dos imperfeitos aos puros e sábios. As relações dos espíritos com os homens são constantes, atuam sobre a matéria e sobre o pensamento cabe ao nosso juízo discernir as boas das más inspirações.


 


Os espíritos podem reencarnar em corpos de animais?


R.: Os Espíritos respondem que não porque o espírito não retrograda já que o objetivo é a perfeição, o progresso. O rio não volta á sua nascente. A rapidez do seu progresso depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.


 


O que é a lei de causa e efeito?


R.: É a aplicação da Justiça Divina. Como disse o Mestre Jesus Cristo: “A cada um segundo suas obras”. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. O espírito é sempre o árbitro da própria sorte. O espírito de Emmanuel nos diz que “somos herdeiros de nós mesmos”.


 


O Espiritualismo tem rituais?


R.: Não.


 


Como é a visão do céu e inferno?


R.: O inferno pagão perpetuou-se no meio dos cristãos. Jesus não podia de um só golpe destruir inveteradas crenças, por isso limitou-se a falar na vida bem-aventurada e dos castigos reservados aos culpados, já que a lei é de progresso não se pode dizer que há castigo eterno. O céu ou inferno pode está dentro de nós de acordo com os nossos atos e nossa consciência.


 


Por que surgiu o Espiritismo?


R.: O professor Hippolyte Leon Denizard Rivail – Allan Kardec – foi convidado a assistir o espetáculo das mesas que giravam  e respondiam a perguntas a elas formuladas, atração dos salões parisienses de meados do século XIX. Investigou, pesquisou, estudou para descobrir as causas que davam origem a esses fenômenos. Segundo as informações prestadas pelas entidades comunicantes Kardec escreveu O Livro dos Espíritos, todas concordantes, vindas por diferentes médiuns, em lugares diversos.

Mais Notícias

Semana da Mulher

SEMANA DA MULHER

Nenhum de Nós em Campos nesta sexta

Semana da Criança com eventos culturais

"O Homem nas Trevas" com estreia nesta quinta

“Perfeita é a mãe” estreia em Campos

DIA DO ADVOGADO

Sanches faz recital à noite no Trianon

É só escolher porque há de tudo

Mariana vai “desconcertar” no Trianon

Filmes para todos os públicos

Estréia da semana

“Boneco do Mal” estreia no circuito campista

ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO/2015- 1ª SEMANA

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

X ANIVERSÁRIO DA ASP-JUSTIÇA!

ASP JUSTIÇA DESEJA AOS ANIVERSARIANTES DE JUNHO : SAÚDE, PAZ E ALEGRIA.

Feira de Artesanatos 2014

Ultimo momento de louvor do ano de 2013

Festa de Fim de Ano da ASP - 2013

Doação de brinquedos a APAE

ASP Justiça busca unir forças com as demais entidades representativas do Serventuários de Justiça.

Feira de Artesanatos 2013

Festa de Confraternização da ASP Justiça

Halloween da Central de Mandados e 2ª Vara de Família

Publicidade

  • GClin Campos

  • WIZARD IDIOMAS

  • MEGAFARMA

  • ASP JUSTIÇA

    A LOGOMARCA É SÍMBOLO DA NOSSA UNIÃO. UTILIZE SEU ADESIVO!

Previsão do tempo

Redes sociais

Blog ASP Justiça

Twitter ASP Justiça

Consulte seu extrato

>>

Estatuto ASP Justiça

>>

Seja sócio da ASP Justiça

>>

Links e telefones úteis

>>

Site ASP 2009/2011

>>

Av. Quinze de Novembro, nº. 289 • 4º Andar • Sala ASP Justiça • Centro • Cep. 28035-100 • Campos dos Goytacazes-RJ
E-mail: aspjustica.aspjustica@gmail.com • © Copyright • Novembro/2009 • Todos os direitos reservados a ASP JUSTIÇA
Site feito byChucas: byChucas