Logo ASP

Social



Religião

A nossa associada Silva Duncan (Silvinha), da 2ª V. Criminal, procurada por nós, para falar da Doutrina Espírita. Ela como sempre simpática, e sempre nos atendendo com muito carinho, é uma estudiosa do assunto. E nos deu esta entrevista esclarecendo algumas perguntas sobre sua religião, como segue a baixo:


 


Quando surgiu o Espiritismo?


R.: No século XIX com o lançamento de “O livro dos Espíritos” em 18/04/1857 por Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo.


 


O que é o Espiritismo?


R.:É uma doutrina que consola e liberta, fundada sobre a crença na existência dos Espíritos e em suas manifestações. Na religião ensina o homem a suportar as provas com paciência e resignação, reaviva a fé no futuro e levanta o ânimo abatido, ensinando que todos os deveres do homem se resumem na máxima: “Fora da caridade não há salvação” e nos coloca em comunhão com o Evangelho de Nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo.


 


Quais os seus princípios?


R.: Existência, do Espírito, comunicação dos Espíritos, pluralidade dos mundos habitados, reencarnação, lei de causa e efeito (karma), estudo e caridade, liberdade e tolerância.


 


O que o Espiritualismo ensina?


R.: Não se pode confundir Espiritualismo com Espiritismo. Espiritualismo é o oposto ao Materialismo e Espiritismo exprime as ideias relativas ao Espírito. Todo espírita é espiritualista, mas nem todo o espiritualista é espírita.


 


O espiritualismo é reflexão?


R.: Se entendermos que o Espiritismo tem por fim combater a incredulidade fornecendo provas da existência da alma baseando-se no estudo da lógica e na pesquisa é reflexão porque responde as nossas dúvidas com lógica.


 


Qual a obra que indicaria para um principiante?


R.: A literatura espírita é muito vasta, começa-se pelas obras de Kardec: O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O livro dos Médiuns, O céu e o Inferno e A Gênese. As Obras psicografadas por Chico Xavier, começando por Boa Nova ditada pelo espírito Humberto de Campos.


 


O que é reencarnação?


R.: É a volta do espírito à vida corpórea, pluralidade das existências. A união da alma ao corpo começa na concepção, mas se completa no nascimento. O espírito se liga ao corpo por um laço fluídico e a lembrança do passado se apaga. É uma consequência necessária da lei de progresso moral (necessidade recíproca dos homens entre si) e intelectual (pela atividade obrigatória do trabalho). E, também, para explicar a Justiça Divina já que Deus é soberanamente justo e bom, concede ao espírito tantas encarnações necessárias para atingir seu objetivo – a perfeição. A encarnação para uns é e provas e expirações e para outros é missão.


 


O que é mediunidade?


R.: É a faculdade que se tem de comunicação com os espíritos. Segundo O Livro dos Médiuns, é uma condição natural do homem que se revela em dois campos paralelos de fenômenos: os anímicos, decorrentes das atividades do nosso próprio espírito fora do condicionamento orgânico; e os espíritas, decorrentes das relações naturais do nosso espírito com outros espíritos. Todos os homens têm o seu grau de mediunidade. A primeira necessidade do médium é evangelizar-se a si mesmo.


 


Os espíritos sabem de todas as coisas?


R.: Os espíritos são seres inteligentes da criação. São de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado dos imperfeitos aos puros e sábios. As relações dos espíritos com os homens são constantes, atuam sobre a matéria e sobre o pensamento cabe ao nosso juízo discernir as boas das más inspirações.


 


Os espíritos podem reencarnar em corpos de animais?


R.: Os Espíritos respondem que não porque o espírito não retrograda já que o objetivo é a perfeição, o progresso. O rio não volta á sua nascente. A rapidez do seu progresso depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.


 


O que é a lei de causa e efeito?


R.: É a aplicação da Justiça Divina. Como disse o Mestre Jesus Cristo: “A cada um segundo suas obras”. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória. O espírito é sempre o árbitro da própria sorte. O espírito de Emmanuel nos diz que “somos herdeiros de nós mesmos”.


 


O Espiritualismo tem rituais?


R.: Não.


 


Como é a visão do céu e inferno?


R.: O inferno pagão perpetuou-se no meio dos cristãos. Jesus não podia de um só golpe destruir inveteradas crenças, por isso limitou-se a falar na vida bem-aventurada e dos castigos reservados aos culpados, já que a lei é de progresso não se pode dizer que há castigo eterno. O céu ou inferno pode está dentro de nós de acordo com os nossos atos e nossa consciência.


 


Por que surgiu o Espiritismo?


R.: O professor Hippolyte Leon Denizard Rivail – Allan Kardec – foi convidado a assistir o espetáculo das mesas que giravam  e respondiam a perguntas a elas formuladas, atração dos salões parisienses de meados do século XIX. Investigou, pesquisou, estudou para descobrir as causas que davam origem a esses fenômenos. Segundo as informações prestadas pelas entidades comunicantes Kardec escreveu O Livro dos Espíritos, todas concordantes, vindas por diferentes médiuns, em lugares diversos.

Mais Notícias

Passaportes para todos os dias da 60ª ExpoAgro já estão à venda

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER !

É NATAL !

CAMPANHA BEMFAZBEM

CAMPANHA BEMFAZBEM

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

CAMPANHA BEMFAZBEM

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

É CARNAVAL !

Semana da Mulher

SEMANA DA MULHER

Nenhum de Nós em Campos nesta sexta

Semana da Criança com eventos culturais

"O Homem nas Trevas" com estreia nesta quinta

“Perfeita é a mãe” estreia em Campos

DIA DO ADVOGADO

Sanches faz recital à noite no Trianon

É só escolher porque há de tudo

Mariana vai “desconcertar” no Trianon

Filmes para todos os públicos

Estréia da semana

“Boneco do Mal” estreia no circuito campista

ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO/2015- 1ª SEMANA

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Publicidade

  • GClin Campos

  • WIZARD IDIOMAS

  • MEGAFARMA

  • ASP JUSTIÇA

    A LOGOMARCA É SÍMBOLO DA NOSSA UNIÃO. UTILIZE SEU ADESIVO!

Previsão do tempo

Redes sociais

Blog ASP Justiça

Twitter ASP Justiça

Consulte seu extrato

>>

Estatuto ASP Justiça

>>

Seja sócio da ASP Justiça

>>

Links e telefones úteis

>>

Site ASP 2009/2011

>>

Av. Quinze de Novembro, nº. 289 • 4º Andar • Sala ASP Justiça • Centro • Cep. 28035-100 • Campos dos Goytacazes-RJ
E-mail: aspjustica.aspjustica@gmail.com • © Copyright • Novembro/2009 • Todos os direitos reservados a ASP JUSTIÇA
Site feito byChucas: byChucas